Sobre nós

NOSSA HISTÓRIA

O Grupo de Estudos em Forragicultura e Ruminantes (GEFOR-UFBA) surgiu a partir da consolidação do Curso de Graduação em Zootecnia na UFBA. Pois com a chegada de novos professores e também a abertura do PPZ/UFBA, pesquisas começaram a ser realizadas nas Fazendas Experimentais. Os projetos em sua maioria foram desenvolvidos na área de avaliação de alimentos, conservação de forragens, com ênfase no uso para ruminantes confinados.
O GEFOR conta atualmente com 5 docentes e mais de 26 discentes entre graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), além de 2 Pesquisadores Visitantes (Pós-Doutorandos). A busca por respostas acerca do uso de plantas forrageiras na nutrição animal permanece constante. Projetos de extensão também é pauta no GEFOR, diversas atividades nesse sentido são executadas por membros do grupo.

OBJETIVOS

Promover e desenvolver o embasamento teórico através de discussões e apresentações, incluindo a interação com pesquisadores, profissionais e empresas que atuam diretamente nos sistemas produtivos:

  • Promover ações de extensão mediante a realização de atividades a campo, treinamentos, cursos e ciclos de palestras nas dependências da UFBA com a finalidade de complementar o embasamento teórico.
  • Promover a difusão de tecnologia sobre Forragicultura mediante orientação e treinamento de alunos de graduação, pós-graduação e produtores rurais que atuem ou desejem atuar na área;
  • Promover a integração da Forragicultura com as demais áreas relacionadas (solos, produção e nutrição animal, bovinocultura de corte e leite, Bubalinocultura, caprinovinocultura) a fim de potencializar o conhecimento e os resultados esperados.
  • Realizar pesquisas que promovam o desenvolvimento de novas tecnologias e a caracterização dos princípios já estabelecidos referentes à Forragicultura e a produção de ruminantes.
  • Construir e perpetuar ações que promovam a Forragicultura e a Produção de Ruminantes em Clima Tropical para evitar a carência de estudos e ações que possibilitem o crescimento da produção.
Rolar para cima